Gamificação: a solução para engajar e acompanhar os funcionários no home office

Gamificação como ferramenta para engajar e acompanhar a produtividade dos colaboradores durante a pandemia

A gamificação tem sido colocada cada vez mais em pauta durante a crise causada pelo coronavírus. Mesmo antes da pandemia, a tecnologia já conquistava sua fama por desburocratizar conteúdos e processos, além de transformar as necessidades da corporação em dinâmicas interativas.

Neste período de recessão, várias empresas passaram por uma redução de despesas, precisando reconsiderar seus gastos não apenas na área de TI, mas em toda sua organização. Mesmo assim, essa movimentação é feita com muito cuidado: é um consenso o fato de que, em uma realidade marcada pelo distanciamento social e pela escalada das transações e comunicações online, é necessário ter cautela ao reduzir gastos com tecnologia.

De acordo com a IDC (International Data Corporation), líder mundial de inteligência de mercado, nos primeiros meses da pandemia, a prioridade dos investimentos em TI das empresas* estava focada nas tecnologias de engajamento e gerenciamento dos colaboradores. É neste grupo de tecnologias que a gamificação se encontra (acompanhada dos sistemas operacionais de trabalho e das plataformas de videoconferência, por exemplo).

Engajamento dos colaboradores

A gamificação é uma ferramenta que utiliza mecânicas e técnicas de jogos para auxiliar nas atividades internas das empresas, podendo ser aplicada para várias finalidades, dentre elas a melhora do clima organizacional, o estímulo do engajamento e produtividade dos times e até mesmo o treinamento dos times de vendas. 

A solução é capaz de desenvolver duas questões: consegue manter os trabalhadores conectados socialmente, mesmo que em home office, trabalhando o comprometimento e a sinergia da equipe, além de tornar mais simples a métrica e o acompanhamento dos resultados.

Nos períodos de crise, as empresas que melhor se adaptam são as que mais prosperam. Atualmente, aquelas que buscam melhorar seus processos internos, aprimorando seu ambiente de trabalho, conseguem sair à frente na busca por melhores resultados corporativos, tornando o ambiente mais organizado, descomplicado e, ainda, mais chamativo para seus colaboradores e, consequentemente, para seus clientes.

*pesquisa realizada entre empresas dos EUA.
Fontes: IDC COVID Tech Index Survey April 2020
IDC State of the Market: Global IT Spending Review and Outlook – April 2020