O que é transformação digital?

Transformação Digital é o uso da tecnologia para aumentar de forma significativa a performance e o alcance das empresas por meio da mudança na realização dos negócios.

As empresas estão passando por um momento de avalanche de inovações. E com isso em futuro bem próximo, Negócios e Digital serão sinônimos. Para sobreviver e prosperar neste cenário, as empresas precisam de uma nova forma de pensar para entender e tomar decisões.

Qual o impacto da transformação digital para sua área de marketing?

O marketing mudou e está em constante evolução. É claro que não podemos abandonar vários conceitos do marketing tradicional que ainda impactam nos negócios, porém não podemos fechar os olhos para o novo e avaliar as mudanças que a transformação digital pode realizar na área.

Cada vez mais, os novos consumidores esperam interagir com as marcas por meios de diversos canais, que estejam alinhados com suas expectativas, necessidades e que os surpreendam. Ou seja, canas que realmente realizem uma conversa de duas mãos e não somente um robô com respostas padronizadas. Portanto, a experiência do cliente multicanal já é uma realidade. A área de marketing precisa estar atenta a isso. O consumidor virou o foco e por isso, a empresa deve estar em constante interação com ele, de forma consciente e eficiente.

Oferecer serviços por meio de dispositivos móveis já não é mais uma novidade, os consumidores já esperam isso. Porém, isso se torna um diferencial quando o atendimento via mobile se torna algo personalizado. A parte boa para área de marketing é que essa mesma tecnologia permite aos profissionais de marketing controlar e endereçar conteúdos, serviços e produtos de acordo com o histórico e personalização de cada consumidor.

Ou seja, além de todos os benefícios para melhorar a experiência do cliente, o relacionamento e consequentemente, as vendas, a transformação digital permite que área de marketing possa conhecer seu consumidor, ter maior controle das suas ações (analytics/BI) e com isso traçar melhores estratégias.

A área de marketing cada vez mais próxima da TI (Tecnologia da Informação)

Este é um ponto importante de destacar: só é possível realizar a transformação digital no seu negócio, se os profissionais de marketing estiverem caminhando junto com o pessoal de TI. Ou seja, as duas áreas precisam estar alinhadas para que o negócio alcance resultados e não ocorra atritos internos. Um exemplo comum, é quando falamos de analytics/BI), o profissional de marketing quer ter os mais variados cruzamento de dados e nem sempre a área de TI permite ou está preparada para tanta flexibilidade.

Para evitar que isso ocorra, é necessário criar um ambiente de colaboração entre TI e negócio, de maneira que os usuários consigam parametrizar seu ambiente e dados de acordo com as suas necessidades.

Cenário de Uberlândia

Em Uberlândia, o serviço de Inteligência Competitiva da Xtrategie realizou uma análise das atividades das empresas vinculadas à duas associações da cidade (APP – Associação dos Profissionais de Propaganda de Uberlândia App e I9 – inovação e tecnologia). Com isso, foi possível observar que cerca de 17% das empresas já estão antenadas e oferecem serviços e produtos que promovem transformação digital em seus clientes.

Destaque para a Xtrategie

A Xtrategie que pertence as duas associações (APP e I9) entende essa evolução no cenário e importância da aproximação das duas áreas (marketing e TI) para gerar melhores resultados. Desta forma, oferece serviços e produtos voltados, principalmente, para a transformação digital dos processos de vendas e relacionamentos, por meio de áreas sinérgicas de negócios, estratégia, tecnologia e estatística.