Imagem do vírus Covid-19

Os efeitos do COVID-19 no varejo

UMA VISÃO GERAL DA SITUAÇÃO BRASILEIRA

Números do COVID-19
Dados atualizados em: 17/06/2020 11h00

  • Mais de 8,2 milhões de pessoas ao redor do globo já foram infectadas.
  • Mais de 440 mil mortes no mundo.
  • No Brasil mais de 920.000 infectados e 45.241 mortos.

IMPACTOS ECONÔMICOS

Tanto no cenário global como no brasileiro, os principais impactos da pandemia são a queda no consumo e a alta do desemprego, que corroboram a contração do crescimento econômico.

No Brasil, especificamente, destaca-se a alta do dólar, a qual prejudica setores que trabalham com importados. Para além disso, a compra de tecnologias também é impactada, o que acaba por afetar a inovação e a produtividade.

IMPACTOS NO VAREJO

O varejo é um setor econômico muito sensível às oscilações macroeconômicas, sendo afetado pelas variáveis que têm relação direta com a renda dos consumidores. Com essas variáveis em queda (emprego, renda, dentre outros), a previsão é de que o impacto seja maior nas categorias de bens não essenciais (móveis, moda etc).

Inicialmente, observa-se uma maior demanda nas áreas de higiene pessoal, limpeza, alimentação e até mesmo entretenimento – dada a recomendação de quarentena e/ou distanciamento social.

TENDÊNCIAS

Fechamento do Comércio

Grandes varejistas como Via Varejo e Marisa tomaram a decisão de fechar algumas de suas lojas físicas. Essa decisão, somada com a redução da circulação de pessoas, tende a provocar uma drástica queda das vendas presenciais.

Delivery e Vendas Online

As entregas em casa estão sendo priorizadas no momento. Aplicativos de entrega estão criando novas campanhas (ex: Ifood com cupons de desconto para pequenos restaurantes) e varejistas estão intensificando seu e-commerce ou ofertando por marketplace.

O que pode ser feito?

1 – MAIS OPÇÕES DE PAGAMENTO

Para manter o negócio atrativo, a oferta de crédito e condições especiais para o consumidor é um diferencial que auxilia a manter o fluxo de vendas.

2 – CUIDADO COM PONTO FÍSICO

Divulgar amplamente as novas práticas de limpeza aplicadas ao ponto físico para dar a segurança de que, caso o cliente precise ir até a loja física, encontrará um ambiente seguro e higienizado.

3 – MUDANÇAS NA OPERAÇÃO

A maioria das varejistas está apostando na modalidade virtual para compensar suas vendas. É um momento de refletir sobre o comportamento do consumidor, dando atenção redobrada no atendimento ao cliente.

Fontes: Google Retail AIT (17/03/20), G1, Valor Econômico, Exame, Veja, Johns Hopkins University

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *