Minha equipe de TI cresceu! O que eu faço agora?

Vejas algumas dicas que a equipe de TI da Xtrategie preparou para você.

Ver uma empresa crescer é motivo de alegria para todos os empresários, mas isso vem acompanhado da necessidade de um maior controle e organização de todas as áreas, neste caso, principalmente, da equipe de TI.

Os projetos maiores chegaram e com isso a relevância das entregas aumentaram. E cada vez mais pessoas estão trabalhando na sua área de tecnologia. Já passamos por isso aqui na Xtrategie, conheça agora o que fizemos para resolver essa questão:

  1. Plataforma de Serviços de Computação em Nuvem

A computação em nuvem, conhecida como cloud computing, é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet. A computação na nuvem oferece aos indivíduos e às empresas a capacidade de diversos recursos de computação com boa manutenção, seguro, de fácil acesso e sob demanda. Na Xtrategie, é utilizada a Amazon Web Services (AWS).

  1. Sistema de versionamento de código fonte

Um sistema de controle de versão de código-fonte (VCS) é um programa que guarda todas as modificações que levaram cada linha de arquivo do seu projeto desde o seu estado inicial até o estado atual, passando por todas as mudanças intermediárias. Um VCS é importante para as seguintes situações: você deseja guardar a história do seu projeto e se proteger contra eventuais perdas, mudanças que causaram erros ou pertence a uma equipe de desenvolvimento com mais desenvolvedores. Aqui, utilizamos o GIT que é um sistema gratuito.

  1. Repositório de código fonte na nuvem

O repositório é o lugar onde o seu projeto, bem como todo o histórico de modificações do mesmo, fica guardado. Seu repositório reflete a história do seu projeto, até a versão mais recente do seu projeto. Na Xtrategie, utilizamos o Bitbucket que é um repositório gratuito para projetos privados com até 5 desenvolvedores e possui um valor baixo para acrescentar mais desenvolvedores.

Mais uma vantagem do Bitbucket é a possibilidade de instalação de plugins, como o plugin do codedeploy da Amazon.

  1. Ferramenta de entrega contínua

O trabalho que antes era realizado manualmente pelas equipes de desenvolvimento e operação — muitas vezes em diferentes ambientes de produção —, passou a ser executado de forma automática por aplicações, bastando para isso a configuração de scripts específicos. Aqui, a ferramenta utilizada é o Codedeploy da Amazon integrada com o Bitbucket.

Existem outras empresas/softwares que também oferecem esses serviços. A sua empresa pode avaliar a que atenda melhor suas necessidades. Porém, esses são os passos indispensáveis para o sucesso do seu negócio.

Douglas Leite – Especialista em análise e desenvolvimento de Sistemas na Xtrategie

2017-10-20T17:40:28+00:00 outubro 20th, 2017|Sem categoria|0 Comentários

Deixar Um Comentário