Organizar seu processo de vendas é o caminho para alcançar 100% das metas

Você sabia que organizar seu processo de vendas faz com que seja possível aumentar consideravelmente a produtividade de vendas da equipe? Vender exige disciplina, organização, persistência e muitos outros fatores que, juntos, maximizam os resultados e potencializam os objetivos do negócio. Por isso, entender a importância de organizar o processo de vendas é essencial para que você alcance suas metas. Quer saber como? Continue lendo, nós iremos te contar.

Um bom processo de vendas é aquele que se assemelha a uma linha de produção, onde leads (pessoas que demonstraram interesse no seu produto e têm maiores chances de se tornarem clientes) entram de um lado e receitas e informações para o seu negócio saem pelo outro. Por isso, ele precisa ter etapas bem definidas e muito bem organizadas, em que seja possível ter uma ideia do quanto o seu vendedor está perto de conquistar uma venda, bem como as outras partes que a compõem.

Seguir cada etapa do seu processo de vendas é importante para que você entenda o que deve ser melhorado e, também, para saber como anda o desempenho da sua equipe. Quando algo dentro do processo dá errado, de imediato, você já enxerga o que precisa ser corrigido e pode pensar na melhor solução para resolver, situação que seria bem diferente caso as etapas não existissem.

É por isso que investir em diversas estratégias para aumentar as vendas da sua empresa pode não ser o melhor caminho (pelo menos não em um primeiro momento) para que você alcance as metas do seu negócio. Antes, você precisa entender que para vender mais é preciso fazer alguns ajustes internos que organizem os processos da empresa e, só então, partir para as vendas propriamente ditas. Com o intuito de te ajudar nisso, separamos algumas formas de agir que irão contribuir para que o volume e a qualidade das suas vendas melhorem. Confira:

Comece melhorando a comunicação interna.

Isto vale para qualquer tipo de empresa e modelo de negócio: ter uma boa comunicação é essencial. Fazer com que seus colaboradores se mantenham informados e também ouvir o que eles têm a dizer, possibilita que as relações internas sejam melhoradas, os objetivos da empresa sejam alinhados e o desempenho das suas vendas cresça consideravelmente.

Assim, o ideal é que você e seus colaboradores tenham consciência sobre as metas e planejamentos estratégicos do negócio. Dessa forma, sua equipe sentirá que é uma parte importante do processo e que seu empenho é fundamental para que a empresa alcance bons resultados.

Uma dica que damos para uma comunicação mais eficaz é que você disponibilize canais de comunicação de fácil acesso e manutenção, onde todos possam ter em mãos as informações necessárias para concluírem, com mais assertividade, aquilo que foi designado. Alguns recursos que podem ser utilizados para isso são murais, intranet e reuniões periódicas.

Depois, defina regras claras e objetivas.

Sabemos que o planejamento estratégico anual é uma base para estipular as metas que a empresa terá que alcançar. Entretanto, muito mais que definir metas é preciso definir de maneira clara as regras para as atividades que serão realizadas. Assim, todos os colaboradores precisam saber a importância daquilo que desempenham, bem como de suas atividades, para que os resultados da empresa sejam alcançados.

Por isso, opte pela objetividade e clareza em tudo o que definir no processo de vendas, pois, ao conhecer o que pode ou não ser feito, erros serão diminuídos e a produtividade tenderá a aumentar e refletir nas vendas realizadas com qualidade.

Lembre-se de facilitar o contato do seu cliente com você.

Outra forma de organizar seus processos para ter vendas mais assertivas é diversificar os pontos de contato com os clientes. Isso é necessário, pois independentemente do seu ramo de atuação, é preciso entender que somente o telefone não é mais o bastante para a comunicação entre empresa e cliente.

Opte por expandir os canais de comunicação, adotando e-mails, chats, redes sociais, website corporativo, entre outros. Além disso, não se esqueça de disponibilizar uma equipe adequada para atuar em cada um desses pontos de contato, a fim de atender, da melhor maneira, os clientes e prospects.

Use uma linguagem descomplicada para ser melhor compreendido.

É fato: um processo de vendas que tem uma linguagem muito complexa e sem detalhamento em contratos entregues aos clientes pode, sem sombra de dúvidas, ser muito prejudicial para qualquer tipo de negócio. Estamos falando de um cenário em que os clientes não têm conhecimento sobre as condições de uso e responsabilidades, o que acaba gerando desgaste e confusão entre as duas partes.

Portanto, a nossa dica é: descomplique. Avalie o perfil de seus clientes e prospects e veja se a linguagem que você está utilizando é adequada. Revise seus manuais e contratos e mantenha a equipe de vendas sempre alinhada ao perfil dos seus consumidores.

Tenha sempre a tecnologia como uma aliada.

A tecnologia é uma grande aliada para melhorar os processos internos e possibilitar um crescimento considerável nas vendas. Uma ferramenta de automação, por exemplo, consegue integrar todos os departamentos da sua empresa, bem como as informações de cada um deles e também os processos e pendências que estão ocorrendo, facilitando bastante sua tomada de decisão. Assim, apostar na tecnologia e em uma boa ferramenta de automação trará grandes benefícios para os processos internos do seu negócio, assim como possibilitará que você tenha maior controle sobre tudo.

E, por fim, uma dica de ouro:

Quando você entender a necessidade de fazer com que seu negócio cresça e tenha vendas cada vez mais assertivas, perceberá que a solução mais completa para que isso aconteça é investir em uma ferramenta de automação. Para facilitar, indicamos a você o XBusiness, que pode ser considerado a melhor solução para quem quer integrar tudo o que acontece dentro da empresa, justamente para tornar o processo de vendas mais produtivo e com metas mais possíveis de se alcançar.

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2018-05-20T15:53:46+00:00 junho 6th, 2018|Relacionamento, Vendas, X.Business|0 Comentários

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