Organize sua agenda de visitas

Ter uma vida profissional é sinônimo de muitas obrigações e ter muitas obrigações significa ter tempo de menos e responsabilidades aos montes. Por esse motivo, em muitos momentos, bate aquela dúvida sobre como aproveitar melhor o tempo disponível para conseguir cumprir todas as atividades que surgem.

Para um profissional de vendas, a história é um pouco diferente e um tanto quanto mais complicada. Ficar por dentro de todas as visitas, assuntos, pedidos e processos acaba se tornando um grande desafio e isso toma um tempo que, muitas vezes, o vendedor não tem, gerando mais desorganização e falta de controle sobre as demandas.

Com os avanços que vêm ocorrendo no mercado, administrar uma agenda de clientes se tornou uma atividade complexa e que exige um esforço tremendo para os profissionais de venda. No dia a dia, com a correria do trabalho, muitos acabam esquecendo a importância de manter a organização naquilo que desempenham, principalmente quando o assunto é o cliente.

Contudo, mesmo entendendo que é necessário dar prioridade aos processos que envolvem diretamente o cliente, muitas empresas deixam essa parte do processo de vendas de lado e, em muitos casos, permitem que os vendedores trabalhem “por conta própria”, seguindo seus próprios meios, o que acaba causando bastante desconforto. Quando um vendedor guarda tudo na memória, com certeza acaba se esquecendo de algo. É aí que entra a importância de manter a agenda de visitas sempre organizada e atualizada corretamente.

 

A importância da organização nas vendas

Muito além de benéfica para o processo de vendas, a organização é essencial em qualquer tipo de negócio e precisa estar presente até nas mais simples atividades. Para facilitar seu entendimento, separamos alguns benefícios que a organização pode proporcionar, principalmente a quem tem as vendas como sua principal fonte de renda.

Confira:

 Possibilita que as informações dos clientes permaneçam em ordem.

Você já parou para pensar em como está sua carteira de clientes hoje? As informações estão organizadas ou apenas “jogadas” por aí? Manter os dados dos seus clientes atualizados é o primeiro passo para alcançar bons resultados no negócio, afinal, quando precisar saber de alguma coisa para contatá-lo, isso poderá ser feito rapidamente devido à organização.

 Evita que vendas sejam perdidas por motivos pequenos.

Outra vantagem de manter a organização no seu processo de vendas é justamente pela facilidade que isso proporciona para a conclusão de uma venda. Tente lembrar quantas vezes você, ou um de seus vendedores, perdeu a chance de fechar um bom negócio por esquecer de ligar para o cliente ou agendar uma visita para conversar melhor com ele. Agora, tente imaginar como isso seria fácil de se evitar caso a organização estivesse presente. Teria sido muito mais prático, não é mesmo?

 Fornece um histórico completo do cliente.

Saber como anda o relacionamento com o cliente, tendo acesso a tudo o que aconteceu em cada contato com ele, também facilita bastante a vida de um profissional de vendas. Além disso, ter uma agenda de visitas organizadas também permite que, caso aconteça algum imprevisto com o profissional de vendas, outro vendedor possa visitar seu cliente e fazer o devido acompanhamento.

Permite que você gerencie melhor seu time de vendas.

Por mais que muitos achem que não, estar sempre de olho no que os colaboradores estão fazendo é praticamente impossível. No caso dos vendedores, isso ainda é mais um pouco complicado de se controlar. Eles viajam, visitam e passam o dia todo fora. Por isso, é natural não saber o que estão desempenhando nos momentos em que estão ausentes.

A organização faz com que todos os processos estejam registrados, contribuindo para que você tenha certeza de onde os vendedores estão e se estão cumprindo com os objetivos definidos. Assim, você fica mais tranquilo e tem a chance de se concentrar em outras áreas do negócio.

 Saber, por meio de dados concretos, como anda o desempenho da equipe.

Controlar os dados sobre o desempenho de vendas contribui para que medidas sejam tomadas, caso as metas não estejam sendo cumpridas. Isso permite que você tenha em mãos tudo sobre seu negócio, inclusive o que precisa ser alterado para o bem das suas vendas.

 

Depois de ter tudo organizado, aí sim, é hora de visitar

Após ter todos os processos da sua empresa organizados, fica muito mais fácil visitar o cliente e poder dar a atenção necessária para ele. Além disso, poderá, com base nas informações registradas, aproveitar todo o potencial de cada um, aumentando a lucratividade do negócio com base em vendas mais assertivas e estratégicas.

Evite pecar na organização. Acredite no potencial da sua equipe de vendas, mas também lembre-se que todos são passíveis de erro e, por isso, todo cuidado ainda é pouco. E lembre-se: para ser organizado é preciso ter disciplina.

Respeite sempre os horários dos seus clientes, cumpra, também, com aquilo que prometeu a eles e organize de maneira clara todos os compromissos que for realizar durante o dia, pois, assim como já ressaltamos, não dá para confiar apenas na memória.

Por fim, opte por utilizar ao máximo os recursos e plataformas digitais existentes para organizar sua agenda de visitas e ter ainda mais assertividade na hora de abordar seus clientes.

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