A nova fronteira dos programas de incentivo utilizando técnicas de Gamificação

Programas de incentivo são um lugar comum no dia a dia das equipes de vendas.

As empresas se esforçam em lançamentos de programas e em prêmios cada vez mais surpreendentes, mas os resultados são decepcionantes, quando avaliados.

A maioria não muda o ponteiro de resultado e grande parte da equipe simplesmente não se envolve.

Percebida como uma solução para o baixo envolvimento, a Gamificação é normalmente confundida com a criação de jogos, onde a empresa incluirá perguntas e alguma atividade lúdica em um ambiente moderninho. Erro rude…

Gamificação é melhor entendida a partir da motivação das pessoas, aquilo que as faz mudar atitudes, ações, comportamentos e que lhes trás satisfação, de forma a manter o comportamento mesmo após o fim do programa.

A Gamificação

Segundo Brian Burke, vice presidente do Gartner e autor do livro Gamify, se trata do “uso de design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos”. Simplificando, transferir atributos de jogos a algo que não é jogo.

Um bom jogo consegue envolver diferentes perfis, utilizando gatilhos mentais. Acreditamos, como vem sendo comprovado em estudos nos últimos 15 anos, que atividades organizacionais precisam inicialmente compreender que qualquer equipe é formada por profissionais de diferentes perfis.

Portanto, um bom jogo consegue envolver perfis distintos, adotando gatilhos mentais adequados a cada um. Deste modo, o primeiro erro é acreditar que um prêmio, por maior que seja, despertará em todos os participantes a motivação para se envolver com o programa.

Perfis diferentes são motivados de formas diferentes. Sim, existem os perfis incentivados pelo prêmio, independente qual seja, que se envolverão com a disputa buscando a vitória, mas esses costumam ser minoria. Geralmente, grande parte das pessoas são motivadas por outros gatilhos.

Programa de incentivo com metodologia de Gamificação

Um programa de incentivo com metodologia de Gamificação apresentará, além do entendimento dos diferentes perfis da equipe, objetivos bem definidos e regras claras.

O uso de 8 gatilhos mentais para envolvimento e motivação são:

  • Significado épico;
  • Empoderamento e feedback;
  • Influência social e pertencimento;
  • Imprevisibilidade e curiosidade;
  • Perda e rejeição;
  • Escassez e impaciência;
  • Propriedade e possessão;
  • Desenvolvimento e realização.

Nesse contexto, a plataforma XBusiness permite a utilização de todos esses gatilhos, levando aos participantes, independentemente da quantidade e localização, um programa de incentivo com técnicas de Gamificação, capaz de motivar as equipes, conduzindo a empresa a atingir seus objetivos.

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