A importância de automatizar seu processo de atendimento

Fazer uma gestão eficiente de pessoas é a chave para que o seu negócio alcance o sucesso desejado. Ao mesmo tempo, buscar por mais agilidade nos processos torna-se um diferencial para conseguir investimentos e melhorar os resultados da empresa. Por isso, a automação do processo de atendimento tem sido uma boa alternativa para melhorar a produtividade e obter ganhos realmente satisfatórios nos mais diversos segmentos.

Os consumidores atuais procuram por conveniência, agilidade e agem como se estivessem no comando. Realmente estão, e por isso você precisa entender que não vai conseguir prendê-los em sua loja ou empresa só por oferecer o básico, pois eles estão procurando por algo que vá muito além de adquirir um produto ou serviço. É por isso que automatizar seu processo de atendimento é importante, pois a automatização torna a conversa com o cliente mais ágil, fazendo com que seu time de vendas vá direto ao ponto e tenha mais chances de concretizar uma venda com sucesso.

Além disso, a automatização do processo de atendimento reduz custos e melhora a produtividade, contribuindo, também, para o crescimento das vendas. O atendimento automatizado permite respostas rápidas, sem desperdício de tempo e sem cometer falhas humanas. Também registra todos os contatos feitos a um mesmo cliente, permitindo que se tenha uma visão mais ampla sobre como ele compra e consome.

E não é só o cliente que sai ganhando nessa história. A equipe de vendas também ganha ao trabalhar em um sistema automatizado, pois passa a ter condições de fazer consultas e buscas atualizadas, já que um sistema de automação tem justamente esta função: centralizar todas as informações em um único sistema de gerenciamento. Isso facilita bastante, até mesmo na concessão de benefícios para os próprios clientes.

Vale lembrar que em uma era cada vez mais tecnológica, o uso exagerado de papéis e pastas já ficou no passado e está praticamente extinto. Imagine ter que lidar com uma pilha de informações desorganizadas para encontrar algo específico. Além de ser muito difícil encontrar o que deseja, isso gasta um tempo que muitas pessoas não possuem. Hoje, o cenário em que estamos é outro e os recursos são armazenados na nuvem, em celulares ou tablets, o que contribui para que a empresa atinja um perfil mais amplo do público-alvo.

É importante lembrar, também, de outro aspecto que precisa ser levado em consideração na hora de analisar todas as vantagens que a implantação de um sistema automatizado de atendimento pode proporcionar. Ele possibilita que gestores e colaboradores mapeiem os problemas que estão ocorrendo e emitam relatórios sobre tudo o que acontece dentro da empresa para ter parâmetros sobre o que pode ser melhorado, aperfeiçoando pontos positivos e eliminando, de uma vez por todas, os erros que acontecem. Ou seja, estamos falando de uma gestão inteligente e integrada que possibilita olhar para o negócio como um todo, a fim de direcionar, com mais assertividade, o atendimento necessário a cada cliente.

Para que isso fique ainda mais claro, listamos alguns exemplos de processos que podem ser automatizados dentro do seu negócio. São eles:

    • Pedidos de manutenção e resolução de eventuais erros ou falhas;
    • Processamento de reclamações;
    • SAC;
    • Atendimento mais próximo do cliente com acompanhamento periódico;
    • Alterações de cadastro com mais facilidade e em tempo hábil;
    • Cadastro de clientes e formulários;
    • Acompanhamento de status e concretização de vendas;
    • Pesquisas de satisfação que poderão direcionar melhorias no atendimento.

Como implementar a automatização do seu processo de atendimento

Poderíamos dar vários exemplos de técnicas e meios que ajudam a identificar e implementar os processos automatizados na sua empresa. Contudo, nossa dica para que você tenha ainda mais assertividade na hora de atender o seu cliente para concretizar uma venda ou estreitar relacionamentos, é investir em uma ferramenta de automação que integre todos os setores da sua empresa e permita que você tenha uma visão ampla de tudo o que acontece dentro dela.

Assim, terá mais chances de identificar, com base em relatórios, o que o seu cliente vem buscando e espera receber de você ao adquirir seu produto ou serviço. Além disso, uma ferramenta de automação permite que seu time de vendas tenha controle sobre as visitas que precisam ser feitas e também conheça o cliente mais a fundo, tendo maiores condições de oferecer o que realmente é necessário para ele.

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